quarta-feira, 26 de março de 2008

EVENTO - MIA COUTO


Sessão com o escritor moçambicano MIA COUTO às 09:30 horas de quinta-feira, dia 27 de março, na sala 14 do Prédio de Ciências Sociais e Filosofia, promoção do Programa dePós-Graduação Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP.

BIOGRAFIA

sábado, 22 de março de 2008

Cuscuz - Couscous




Iguaria de origem africana, doce ou salgada, com variações de ingredientes e preparo, em várias regiões brasileiras. No Nordeste e no Rio de Janeiro, é um doce branco à base de tapioca e leite de coco; em Minas Gerais também é doce, mas feito com farinha de milho; em São Paulo, igualmente preparado à base de farinha de milho, é salgado, como o couscous argeliano, enriquecido com peixe, camarões, galinha, azeitonas, palmitos etc.

Nas Antilhas Francesas, couscous designa uma espécie de mingau de milho picado ou uma pasta de banana frita, básicos na alimentação de escravos no período colonial.


LOPES, Nei. Enciclopédia da Diáspora Africana.





quinta-feira, 13 de março de 2008

Banto


MUCUÁ = Cobra, provavelmente de origem banta.

Fenótipo

Fenótipo é a aparência visível de um organismo, quanto a um ou mais traços, o fenótipo é o que se vê. Por exemplo todas as pessoas de olhos castanhos possuem o mesmo fenótipo quanto a cor de olhos.
A aparência externa dos humanos quanto à cor da pele, tipo de cabelo, estrutura óssea, etc. É melhor definida como varição fenotípica do que o conceito de raça, onde este varia o sentido de um momento histórico para outro.
Para Saber Mais
BANTON, Michael e HARWOOD, Jonathan. O Conceito de Raça.

Hailé Selassié I (1892-1975)


Hailé Selassié I (1892-1975) é o nome pelo qual ficou conhecido o Imperador Ras Tafari da Etiópia. Governou de 1917 a 1974, subiu ao trono como regente, inscreveu o país na Liga das Nações, aboliu a escravidão, receubeu título de negus e tornou-se imperador em 1930.

Promulgou a constituição, defendeu a independência contra o domínio italiano. Uma figura importantíssima para a história africana, porém foi destituido de seu poder e morreu em prisão domiciliar.