segunda-feira, 28 de abril de 2008

África - Zâmbia








SEMANA DA ÁFRICA 2008

Programação

19,20 e 21 de maio
Mini-curso sobre África e globalização.
das 14 às 17h.
PUC-SP - Marquês de Paranaguá, 111 Consolação

24 de maio (sábado)
A partir 21:00h.
Jantar de confraternização, desfile de moda tradicional e Show-baile.
convite R$40,00
Casa de Portugal - Av.Liberdade, 602 Centro

26 de maio
Mesa redonda, Apresentação musical-Canto e Apresentação de Pôsteres Prêmio Kabengele Munanga.
Câmara Municipal de São Paulo - Viaduto Jacareí,100 Bela Vista

28 de maio
Ato oficial de comemoração do dia da África
Câmara Municipal de São Paulo - Viaduto Jacareí,100 Bela Vista

Maiores informações: secretaria@forumafrica.com.br / saddoag@pucsp.br / vanderlisala@gmail.com / cea@usp.br / www.forumafrica.com.br

Curso de Suaíli

Inscrições Abertas para o Curso de Suaíli
“Introdução à Língua e Cultura Suaíli (Swahili ou Kiswahili)”


O Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo comunica a todos a abertura de inscrições para o curso de “Introdução à Língua e Cultura Suaíli (Swahili ou Kiswahili)”.
O Suaíli é um idioma bantu falado em diversos países africanos. No curso serão abordados os seguintes aspectos: histórico da cultura e língua suaíli; saudações; estrutura das classes nominais; estrutura dos verbos; tempos verbais; construção dos adjetivos; construção dos possessivos; numerais; datas e horas.
O curso terá início no dia 6 de maio e término no dia 26 de junho de 2008. As aulas serão às terças e quintas-feiras das 14h às 16h.

As matrículas para ocorrerão:
de 28 de abril a 5 de maio de 2008, das 9h30 às 12h15 e das 13h45 às 17h;
na sala 263 do prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 403, Cidade Universitária – São Paulo-SP).

Para maiores informações, acesse nosso site www.fflch.usp.br/cl ou entre em contato pelo telefone (11) 3091 4851 ou pelo e-mail: clinguas@edu.usp.br.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Música - Khethi (África do Sul)

Khethi é o nome dessa "voz" maravilhosa, uma verdadeira promessa do soul-jazz africano, e porque não mundial.
Com uma batida "hip hop", uma voz macia e instrumentos nas bases do soul-jazz, este som promete conquistar o mundo. Conheça um pouco mais no sítio oficial e no youtube.

Khethi - Lady Tupandve (music video)


http://www.khethi.com

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Xª SEMANA DA ÁFRICA 2008

CURSO

TEMA: África: história e ações proativas diante da globalização das nações ricas e os acordos bilaterais dos mercados emergentes

Um curso de três dias será realizado em 19, 20 e 21 de maio de 2008 (segunda, terça e quarta-feira), abordando o tema “África: história e ações pro-ativas diante da globalização das nações ricas e os acordos bilaterais dos mercados emergentes”.
Este curso terá inscrições prévias com direito a certificado, e será realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pretende-se atingir os professores da rede pública e privada, alunos e público em geral. Três temas serão abordados: 1)reflexão sobre as relações de gênero em África; 2) Relação entre Brasil e África a partir do imaginário do brasileiro, 3) Guerra e etnias em África.
No tema 1, pretende-se mostrar que a inevitável presença de elementos de tradições culturais oriundas de outros continentes, notadamente nos seus aspectos sócio-culturais e econômicos, provocou a mudança da estrutura familiar africana, “mas não conseguiu alterar o papel desempenhado por suas mulheres, pelo contrário, este foi ampliado” (LUCA, 2002). Este exercício terá como principal suporte filmes produzidos por cineastas africanos.
Os temas 2 e 3 têm como intuito fornecer subsídios à formação e à difusão de conhecimentos científicos e técnicos acerca da História e Cultura das populações africanas e do Brasil africano. Também vêm atender as proposituras da Lei Federal n.10.639 de 09/01/2003, que alterou a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional e torna obrigatória a. temática da “História das culturas africanas e afro-brasileiras. Visamos essencialmente:
1) Inserir conhecimentos sobre a História e a realidade do continente africano, da relação entre África-Brasil e da cultura produzida pelos afro-brasileiros na sociedade nacional;
2) Dialogar e debater sobre a implementação da lei 10.639/03 e a presença das culturas de matrizes africana e afro-brasileira na cultura brasileira;
3) Estimular a democratização da informação e conhecimento no intuito de contribuir com a valorização, fortalecimento e afirmação da identidade étnico-racial paulista.

Inscrição
A data limite das inscrições será 14 de maio de 2008.
· Preencher a ficha de inscrição (em anexo) e encaminhá-la para saddoag@gmail.com.
· Taxa de inscrição: um quilo de alimento não perecível (exceto sal) que será entregue no primeiro dia do curso.

PROGRAMAÇÃO


Dia 19 de maio de 2008 das 14:00 às 17:00

Tema 1
Reflexão sobre as relações de gênero em ÁfricaResponsável: Prof. Dr. Carlos Subuhana (Moçambique)Casa das Áfricas e USP Local: Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia PUC/SPRua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação SP-SP

Dia 20 de maio de 2008 Das 14:00 às 17:00
Tema 2
Do Eurocentrismo ao Afropessimismo: Reflexão sobre a construção do imaginário da “África no Brasil” Responsável: Francisco Sandro S.Vieira (Angola), PUC-SP

Dia 21 de maio de 2008 das 14:00 às 17:00
Tema 3
África Contemporânea: Da guerra ao lugar das etnias. Responsável: Francisco Sandro
S. Vieira, PUC-SP

Atlântico Negro - Na rota dos Orixás

Documentário dirigido por Renato Barbieri e produzido pelo Pólo de Cinema e Vídeo do DF, mostrando a diáspora negra - o tráfico negreiro entre África e América, que espalhou o povo negro pelo continente.

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3


PARTE 4


PARTE 5


PARTE 6

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Tutorial - Baixando Vídeos do Youtube


Muitos companheiros me escreveram através do correio eletrônico me pedindo ajuda para baixar os vídeos do documentário "Café com Leite".
Existem várias maneiras, mas indico o Vdownloader, um programa leve, fácil de operar e o melhor, ele é livre.
Baixe-o AQUI
e boa sorte!

A Construção de uma Idéia


Quando falamos em África a maioria das pessoas imaginam as savanas, os leões, elefantes e um monte de homens e mulheres pintados, semi-nus com escudos e lanças. Esta imagem na verdade foi construida através da colonização do continente.

Não cabe ao nosso blog levantar estudos aprofundados sobre o tema, mas buscaremos mostrar a riqueza, a diversidade que possui a "Mãe-África" e como é possível construir um esterótipo de um determinado lugar.




Poderiamos mostrar aqui as mesmas imagens de sempre, no Brasil as praias, o Cristo Redentor, pessoas "clareadas" pela "miscegenação" e mulheres semi-nuas no baile funk. Na África, os leões, elefantes etc.

Mas vamos refletir um pouco sobre isso...

A imagem acima é de Salvador BA.

E esta abaixo é Namíbia, África.


Poderiamos ilustrar com inúmeras fotos de que a África é um continente rico, bonito, com cultura ocidental e que o Brasil é "arcaico", atrasado etc. Na verdade existem inúmeros erros que cometemos ao olhar para a África. Trata-se de um continente enorme, riquíssimo em diversidade, seja ela cultural, natural...Onde os costumes "antigos" se contrastam com os novos, da mesma maneira a América. América do Norte não é Estados Unidos, americanos não são os estadounidenses, somos todos nós, cubanos, haitianos,mexicanos,brasileiros,paraguaios...


O Africa-Brasilis buscará apresentar de forma simples estas riquezas e questionar essas contradições.

Namíbia - África


terça-feira, 8 de abril de 2008

Café com Leite (água e azeite?)

Café com Leite (água e azeite?)
30 min., 2007
Direção, produção, roteiro: Guiomar Ramos
Co-produção: Tatu Filmes
Edição: Márcio Perez

É um documentário fantástico sobre o mito da democracia racial no Brasil. Com depoimentos de vários intelectuais da USP.

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3


PARTE 4


PARTE 5


PARTE 6

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Occidental Brothers Dance Band International




Este é um grupo formado por músicos estado-unidenses e africanos. Utilizam uma base de instrumentos e ritmos africanos (em especial África Central e Oeste) e a mistura de Jazz, Rumba e outros estilos americanos. Uma ótima mistura!