segunda-feira, 28 de maio de 2012

Atlas do Corpo Humano

Pra ajudar nas aulas de Ciências, um software bem bacana!

DOWNLOAD

Vista Minha Pele - Filme

Alguns professores me escreveram perguntando sobre algo para sensibilizar a galerinha antes de iniciar o trabalho de África. Claro que isso vai depender de uma série de fatores, dentre eles a idade dos alunos, o espírito da turma etc. Mas, uma boa é o curta metragem "Vista Minha Pele", onde se pode começar um debate sobre racismo e assim seguir o trabalho.


 



quinta-feira, 10 de maio de 2012

CICLO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS 2012


CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – FSA
 
DIA 12 DE MAIO 9h30 ÀS 12H30 – SALA 25 FAFIL

Fundação Santo André

HOLOCAUSTOS INVISÍVEIS: O COLONIALISMO EUROPEU E O SUBDESENVOLVIMENTO DO CONTINENTE AFRICANO
Palestrante: DEIVISON NKOSI
(Doutorando em Sociologia – UFSCAR - Professor de História da África e integrante do Grupo KILOMBAGEM)
Esta exposição pretende analisar os impactos do colonialismo mercantilista e imperialista na dinâmica geral das sociedades africanas, considerando-os como expressões privilegiadas das relações entre a acumulação originária do capital, o colonialismo e o racismo moderno.
O ponto de partida será a apresentação de elementos que evidenciam a contribuição dos africanos ao desenvolvimento humano universal e a consequente cobiça que a região despertava (e ainda desperta) no mercado internacional.

Encontros de Artes Afro Brasileiras: Tradições Orais e Artes Corporais

O Núcleo de Extensão e Cultura em Artes Afro-Brasileiras da Universidade de São Paulo convida a todos(as) para o evento "Encontros de Artes Afro Brasileiras: Tradições Orais e Artes Corporais" que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de maio, a partir das 18h00, conforme divulgação em anexo. Na ocasião teremos a participação de mestres da Associação dos Sambadeiros e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), pesquisadores e docentes da Universidade de São Paulo, com mesas de debates e atividades práticas.

domingo, 6 de maio de 2012

STF aprova por unanimidade a política de cotas raciais

Por Daiane Souza
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quinta-feira (26) a constitucionalidade do sistema de cotas raciais adotado pelas universidades públicas brasileiras. O julgamento teve como resultado a conclusão unânime dos 10 ministros da mais alta corte do país quanto à improcedência da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186, proposta pelo Partido Democratas (DEM).

Casa das Áfricas convida para o Círculo Áfricas

 
 
Contribuições de intelectuais e artistas africanos no Brasil

Influência da oralidade em ambiente bamanan nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática
Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud (PUC/SP)

Trata-se de discutir alguns fatores relacionados com a língua materna, mais especificamente, a aprendizagem oral (em bambanan , Mali), que podem influenciar  os processos de ensino e aprendizagem da matemática na escola formal.


Data: 10/05/2012 – 19h30min a 22h
Local:  OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro – Metrô Tiradentes

Textos de apoio:

Mathématiques et langue nationale en milieu scolaire bambara (MAMADOU LAMINE KANOUTÉ, Ecole Normale Supérieure, Bamako, Mali)

Sociedade, cultura, matemática e seu ensino (Ubiratan D’Ambrósio, UNICAMP)