Quando falamos em África a maioria das pessoas imaginam as savanas, os leões, elefantes e um monte de homens e mulheres pintados, semi-nus com escudos e lanças. Esta imagem na verdade foi construida através da colonização do continente.
Não cabe ao nosso blog levantar estudos aprofundados sobre o tema, mas buscaremos mostrar a riqueza, a diversidade que possui a "Mãe-África" e como é possível construir um esterótipo de um determinado lugar.
Poderiamos mostrar aqui as mesmas imagens de sempre, no Brasil as praias, o Cristo Redentor, pessoas "clareadas" pela "miscegenação" e mulheres semi-nuas no baile funk. Na África, os leões, elefantes etc.
Mas vamos refletir um pouco sobre isso...
A imagem acima é de Salvador BA.
E esta abaixo é Namíbia, África.
Poderiamos ilustrar com inúmeras fotos de que a África é um continente rico, bonito, com cultura ocidental e que o Brasil é "arcaico", atrasado etc. Na verdade existem inúmeros erros que cometemos ao olhar para a África. Trata-se de um continente enorme, riquíssimo em diversidade, seja ela cultural, natural...Onde os costumes "antigos" se contrastam com os novos, da mesma maneira a América. América do Norte não é Estados Unidos, americanos não são os estadounidenses, somos todos nós, cubanos, haitianos,mexicanos,brasileiros,paraguaios...
O Africa-Brasilis buscará apresentar de forma simples estas riquezas e questionar essas contradições.
Namíbia - África
Nenhum comentário:
Postar um comentário