sexta-feira, 6 de junho de 2008

Kiriku e a Feiticeira (Kirikou et la Sorcière)






Gênero: Infantil
Direção: Michel Ocelot,
País de produção: França, Bélgica, Luxemburgo,
Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu em uma pequena aldeia sobre a maldição da cruel feiticeira Karaba que secou as fontes de água e seqüestrou todos os homens da região. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku resolve combater a malvada feiticeira para salvar sua aldeia. História baseada em uma lenda da África Ocidental.

* Vozes na língua original: Theo Sebeko (Kiriku) Antoinette Kellermann (a feiticeira Karabá) Fezele Mpeka (tio) Kombisile Sangweni (a mãe) Mabutho Sithole (o velho/Viellard)
* Didier Brunner produziu outra animação francesa de repercussão internacional: As Bicicletas de Belleville (2003). Ele produziu também a animação Príncipes e Princesas (2000), de Michel Ocelot. * O diretor francês Michel Ocelot viveu dos 6 aos 12 anos em Guiné (África), onde teve contato com a lenda de Kiriku. * Nome importante da animação mundial, Michel Ocelot foi presidente da ASIFA (Associação Internacional de Filmes de Animação) de 1994 à 2000. * Kiriku e a Feiticeira teve bilheteria de mais de 1,5 milhão de espectadores na França. * A trilha do senegalês Youssou N'Dour utiliza instrumentos tradicionais africanos, como balafom, ritti, cora, xalam, tokho, sabaar e belon.
Prêmio do júri adulto e infantil de melhor filme e vídeo de animação em longa pelo Festival Internacional de Filmes Infantis de Chicago.
Prêmio Britânico de Animação de melhor filme europeu * Grande prêmio de longa em animação no festival de animação de Annecy
Prêmio especial do júri de animação em longa no Festival Internacional de Filmes Infantis de Montreal
Assista no Youtube!

Nenhum comentário: