quinta-feira, 10 de maio de 2012

CICLO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS 2012


CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – FSA
 
DIA 12 DE MAIO 9h30 ÀS 12H30 – SALA 25 FAFIL

Fundação Santo André

HOLOCAUSTOS INVISÍVEIS: O COLONIALISMO EUROPEU E O SUBDESENVOLVIMENTO DO CONTINENTE AFRICANO
Palestrante: DEIVISON NKOSI
(Doutorando em Sociologia – UFSCAR - Professor de História da África e integrante do Grupo KILOMBAGEM)
Esta exposição pretende analisar os impactos do colonialismo mercantilista e imperialista na dinâmica geral das sociedades africanas, considerando-os como expressões privilegiadas das relações entre a acumulação originária do capital, o colonialismo e o racismo moderno.
O ponto de partida será a apresentação de elementos que evidenciam a contribuição dos africanos ao desenvolvimento humano universal e a consequente cobiça que a região despertava (e ainda desperta) no mercado internacional.
Será considerada a existência anterior de rotas escravagistas abertas pela islamização de importantes estados situados ao norte do continente e a sua subsequente conversão compulsória em estados raptores entre os séculos VII e XV. Analisaremos as diferenças no relacionamento entre África e Europa durante o período de acumulação primitiva do capital e o colonialismo industrial-monopolista, considerando os seus efeitos sociais, bem como as diversas reações, resistências e acomodações empreitadas pelos africanos nestes períodos.
Palavras-chave: Colonialismo; Racismo; Acumulação primitiva de capital; Imperialismo; Neo-colonialismo; Escravidão.  
 
Carga horária: cinco horas
 
 
 
DIA 19 DE MAIO 9h30 ÀS 12H30 – SALA 25 FAFIL
 
IMPERIALISMO, RACISMO E EUGENIA: A REAÇÃO DO PENSAMENTO CONSERVADOR NOS SÉCULOS XIX E XX NO BRASIL 
Palestrante: WEBER LOPES
(Historiador formado pelo Centro Universitário Fundação Santo André e especialista em Ciências Sociais: Economia-mundo, Arte e Sociedade pelo CUFSA)
 
A atividade tem como proposta abordar os impactos do imperialismo no final do século XIX e início do XX, concatenados com o pensamento conservador no Brasil. Faremos um percurso referente à trajetória teórica dos ideólogos do racismo com enfoque em Renato Kehl, precursor e um dos principais estudiosos da eugenia no Brasil, fundador, no ano de 1918, da Sociedade Eugênica de São Paulo, cuja finalidade era discutir as leis da hereditariedade, descendência e caminhos para a melhoria da espécie humana. Além da divulgação dos conhecimentos sobre euge nia, esta entidade tinha como objetivo estudar as populações imigrantes visando racionalizar a sua reprodução por meio de exames pré-nupciais, entre outras propostas. Renato Kehl deu a resposta esperada pelas elites do nosso país ao mergulhar nos principais temas daquele contexto: imigração, educação, sanitarismo e relações étnico-raciais.
 
Palavras-chave: Ciência e Ideologia; Eugenia; Ideologia do Racismo; Pensamento Conservador.
 
Carga horária: cinco horas

Atividades gratuitas e aberta a todos os interessados

LOCAL
Fundação Santo André
Av. Príncipe de Gales, 821 - Príncipe de Gales  Santo André - São Paulo, 09060-650
(0xx)11 4438-3000

Nenhum comentário: