segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vamos Produzir!

A Revista Brasileira de Ciência Política está aceitando a submissão de artigos para os seus números 16, 17 e 18 que terão como temas "Feminismo e antirracismo", "Política e trabalho" e "Cuidado e responsabilidade", conforme ementas abaixo.

Além disso, a revista aceita artigos com temática livre e resenhas. Outras informações em: http://www.scielo.br/revistas/rbcpol/pinstruc.htm 



 


Política e trabalho

O número 17 da Revista Brasileira de Ciência Política destaca as relações entre política e trabalho. Temática fundamental para algumas tradições de pensamento nas Ciências Sociais, o trabalho é uma questão central para o entendimento das transformações nos padrões das relações de poder, nas hierarquias, nas formas de ocupação do espaço, do uso do tempo  da sociabilidade. Ao mesmo tempo, o sindicalismo vem sofrendo profundas modificações, bem como a relação entre partido e classe. As vinculações entre política e trabalho são parte da produção das distinções e das desigualdades, aspecto também relevante nessa discussão. As relações de trabalho expõem, ainda, a fragilidade de concepções restritas da política. Serão considerados estudos teóricos e empíricos sobre essas temáticas.

Prazo para envio dos artigos: 31 de janeiro de 2015.
A edição deve ser lançada em junho de 2015.

Cuidado e responsabilidade

Nesse dossiê, a Revista Brasileira de Ciência Política reunirá estudos teóricos e empíricos sobre cuidado e responsabilidade nas sociedades contemporâneas. A temática inclui um conjunto amplo de debates e preocupações, como os modos de organização e os sentidos assumidos pelo cuidado, a relação entre cuidado, gênero e divisão social do trabalho, a desvalorização do trabalho associado ao cuidado, a relação entre justiça, vulnerabilidade e dependência e o modo como a responsabilidade (individual e ou social) é mobilizada nas abordagens teóricas e nos estudos empíricos que compõem esses debates. São temas presentes em diferentes vertentes dos estudos contemporâneos, como as teorias da justiça, as teorias feministas, os estudos de gênero e os estudos sobre divisão do trabalho e sobre os mecanismos de reprodução de desigualdades e vulnerabilidades sociais. Estão presentes, também, nas pesquisas sobre os limites e potenciais das políticas públicas relacionadas ao cuidado, sejam elas focadas nas crianças, nas/os idosas/os, nas/os doentes e/ou nas/os portadoras/es de deficiências.

Prazo para envio dos artigos: 31 de maio de 2015.
A edição deve ser lançada em outubro de 2015.

Nenhum comentário: