Acadêmicos afrobrasileirosA nova edição da Revista Ethnos Brasil coloca em debate uma série de polêmicas científicas em curso na sociedade, como o tema da construção etnocêntrica do conceito de cidadaniaAgência FAPESP
A presença do professor negro em sala de aula é um dos temas centrais da Revista Ethnos Brasil, publicação semestral do Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão (Nupe) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O objetivo da revista é estimular a pesquisa, a extensão, o intercâmbio e o debate de idéias em caráter multidisciplinar e internacional no âmbito universitário.
A edição coloca em debate uma série de polêmicas científicas em curso na sociedade, como o tema da construção etnocêntrica do conceito de cidadania, abordado por Amauri Mendes Pereira, da Universidade Estadual da Zona Oeste (RJ).
A impossibilidade de se vivenciar a cultura negra sem recorrer às histórias dos antepassados é o tema do artigo de Alba Cleide Calado Wanderley e Mirian de Albuquerque Aquino, da Universidade Federal da Paraíba. Antônio Carlos dos Santos, mestre em história pela Unesp de Assis (SP), analisa as fontes iconográficas como contribuição para uma história da música no Brasil.
A prática pedagógica do Movimento Negro é o tema de Ana Beatriz Sousa Gomes, das Universidades Federais do Ceará e do Piauí, em parceria com o organizador da publicação, Henrique Cunha Junior, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A memória e visibilidade na poesia afrobrasileira é o tema de Moema Parente Augel (Alemanha). Dawn Duke (Estados Unidos) aborda o desenrolar de uma literatura afrobrasileira comprometida. A união dos homens de cor na década de 1940 no Brasil é o tema do artigo de Joselina da Silva (UFC).
A publicação conta ainda com cinco resumos de dissertações e teses, duas resenhas e quatro indicações de livros recentes sobre temas de interesse da população negra e da pesquisa sobre relações étnicas.
Mais informações: www.unesp.br/proex/nupe, ou pelo telefone (11) 5627-0551.
Matéria publicada em:
http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/
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