sexta-feira, 6 de março de 2009

Prêmio Kabengele Munanga - XIª SEMANA DA ÁFRICA 2009



SESSÕES COORDENADAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

TEMA: ÁFRICA: HISTÓRIA, ASPECTOS SÓCIO – CULTURAIS E POLÍTICOS

Prêmio KabEngele Munanga

Esta atividade estará estreitamente ligada ao Prêmio Kabengele Munanga. Ela será organizada em parceria com companhias aéreas, as embaixadas, consulados e com as Secretarias de Educação. A idéia é envolver o professorado e premiar, por exemplo, aquele que se destaque no desenvolvimento de um trabalho junto aos alunos tendo como temática a África. O Intercâmbio Cultural visa proporcionar a esse professor um contato mais próximo com a cultura de um país africano.
O Prêmio Kabengele Munanga foi criado para incentivar o intercâmbio Brasil x África e divulgar trabalhos que reunirá pesquisadores, personalidades brasileiras e africanas, autoridades, para apresentação e discussão de estudos, concluídos ou em andamento, integrados ao tema “África: história, aspectos sócio – culturais e políticos” e que deverão ser apresentados em sessões de comunicação coordenadas seguidas de debates. O ganhador será agraciado por um prêmio e a publicação de seu trabalho em uma revista acadêmica (respeitando-se as exigências da publicação)

Local: Centro de ciências Exatas e Tecnologia, Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo

1. Disposições Gerais

A Comissão de Organização de trabalhos científicos da Semana da África, promovida pelo Fórum África, a ser realizada do dia 25 ao dia 30 de maio de 2009, definiu os critérios de apresentação e seleção dos trabalhos científicos que serão em sessões de comunicação coordenadas no evento. Os temas das propostas devem levar em consideração o tema geral da XIª Semana da África “África: história, aspectos sócio – culturais e políticos”.

Os trabalhos apresentados estarão concorrendo ao Prêmio Kabengele Munanga

2. Prazo de Inscrição

· A data limite de envio por e-mail para saddoag@gmail.com e irisgirafa@gmail.com das inscrições dos trabalhos do comprovante de pagamento da taxa de inscrição será 20 de abril de 2009.
· É necessária a inscrição de no mínimo um dos autores do trabalho, preferencialmente o autor principal.
· As inscrições serão feitas pela Internet e via correio.
· Taxa de inscrição R$ 20,00.

Seleção e aceitação

· A seleção será realizada pela comissão científica do evento de acordo com a apresentação tema livre. Esta comissão encaminhará os resumos para a apreciação de Pesquisadores. O dia e o horário para a apresentação serão informados através da carta-aceite a ser enviada até o dia 15 de maio de 2009.
· O texto enviado que não seguir a padronização deste regulamento e/ou não apresentar qualidade que permita adequada reprodução gráfica, não será aceito.
· Caso o autor não tenha recebido a notificação até o dia 15 de maio de 2009, entrar em contato com a comissão organizadora do evento através dos e-mails: saddoag@gmail.com e irisgirafa@gmail.com








Padronização dos Textos

O trabalho deverá ser redigido de acordo com os critérios a seguir:

· programa Word para Windows, com caracteres Letra Times New Roman, estilo normal, tamanho onze, espaço 1,50cm e sem parágrafo
· não serão aceitos resumos em xerox.
· Idioma: preferencialmente em português. Textos em outro idioma, com múltiplos erros de redação serão rejeitados.
Título — centralizado, em letras maiúsculas e em negrito. Nomes dos autores — separar os nomes dos autores do título por um espaço simples entre linhas. Os dados de cada autor deverão ser colocados conforme exemplo, abaixo do título.
Ex: Maria Dolores da Silva
Mestre em Educação Matemática - PUC-SP
Professora do Curso de Matemática - PUC-SP ,
e-mail: dolores@pucsp.br
Resumo — em português e inglês, com, no máximo, 10 linhas, espaço duplo, mesma fonte do texto, em itálico, acompanhado de três palavras-chave.
Corpo do texto - Papel tamanho A4
Margem superior e inferior com 2,5 cm
Margem direita e esquerda com 3,0 cm
Fonte Times New Roman,
Tamanho da letra 12 pontos.
Espaçamento entre linhas 1,5 linha
Alinhamento justificado
Referências bibliográficas - de acordo com as normas da ABNT em vigor.
Exemplos:
• Livro
GOMES, L. G. F. (1998). Novela e sociedade no Brasil. Niterói, EdUFF. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15).
• Tese
BARCELOS, M. F. P (1998). Ensaio tecnológico, bioquímico e senso-rial de Soja e guandu enlatados no estádio verde e maturação de colheita. Tese de doutorado em Nutrição, Campinas, Facul­dade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas.
Artigo de revista
GURGEL, C. (1997). Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro,
v. 3, n. 2, pp. 15-21, set.
Citações no texto — citações no texto devem vir acompanhadas de sobrenomes(s) do(s) autor(es) em corpo menor e entre parênteses, acres­cido do ano de publicação e página.
Tabelas e gráficos - deverão ter como elementos: número, título, data de referência, fonte e nota de acordo com as normas da ABNT
· O texto deverá conter 1500 a 4000 palavras(sem a bibliografia e o resumo).
· Os dados quantitativos não serão aceitos sem dados numéricos (média, e desvio padrão, porcentagem de controle, etc) e análise teórica consistente.


4. Sobre as sessões de comunicação coordenadas

As Sessões de comunicação coordenadas serão coordenadas por um professor indicado pela organização do evento.
A sessão coordenada terá a duração de 2 horas, reservando-se 20 minutos para a apresentação de cada trabalho e o tempo restante para debate. O coordenador fará a abertura da sessão, a apresentação do tema da sessão e de seus integrantes. A apresentação dos trabalhos será feita oralmente nos espaços previamente determinados pela coordenação do evento, prevendo-se a disponibilidade de equipamentos de retroprojetor, multimídia e computadores.


2. Envio


O envio dos documentos será feita exclusivamente por e-mail.
Preencha o formulário no site da Internet e não se esqueça de enviar também a ficha de inscrição do trabalho para saddoag@gmail.com, irisgirafa@gmail.com e secretaria@forumafrica.com.br . Cada trabalho deverá estar acompanhado da Ficha de Inscrição de Trabalho e do comprovante de pagamento da taxa de inscrição..

Taxa de inscrição
Enviar comprovante de pagamento da taxa de inscrição R$20,00. Conta do Fórum África (Banco do Brasil – Agência Cidade Universitária 3559-9 – Conta Corrente 15.027/4).

3. Premiação, Divulgação e Certificados.
· Haverá premiação para o(s) melhor(es) trabalho(s) na categoria. Os trabalhos premiados serão divulgados na sessão de encerramento do evento e no site do Fórum África.
· Haverá um termo de anuência dos participantes para divulgação dos trabalhos no site e na forma impressa.

Nenhum comentário: